O modelo ao lado representa o Modelo de Cinco Forças, concebido por Michael Poter em 1979 e destina-se à análise da competição entre as empresas. Este modelo considera Cinco fatores, as "forças" competitivas que devem ser estudados para que se possa desenvolver uma estratégia empresarial eficiente e bem sucedida economicamente.
Para analisarmos corretamente é preciso entender que entrar no ramo do “Fast Food” não é o mesmo que simplesmente entrar para o ramo de lanchonetes ou restaurantes, é preciso uma maior organização. As principais redes de “Fast Food” no Brasil são organizadas no sistema de franquias. Para a análise das Cincos Forças vamos imaginar as barreiras desse mercado, a nível nacional, organizadas neste sistema:
1 - Ameaças de Novos Entrantes
Os novos entrantes do setor vão enfrentar a seguinte situação:
a) A necessidade de um grande capital inicial, uma vez que de início não haverá grande interesse em abrir franquias de uma marca desconhecida do mercado. O novo entrante terá que arcar com o custo de abrir várias lojas até que haja a consolidação da marca e o interesse em abrir franquias;
b) A grande fidelização do consumidor pelas marcas já existentes;
c) Necessidade da localização das lojas em áreas de grande visualização;
d) Políticas governamentais para aquisição de licenças.
Neste ponto concluímos que a força é positiva para o ramo.
2 – Fornecedores
a) Abundante oferta de matéria prima;
b) Custo relativamente abaixo da matéria prima;
c) Baixa organização dos fornecedores em sindicatos ou associações.
Aqui concluímos que a força é positiva para o ramo, uma vez que os fornecedores não exercem grande pressão sobre ele, mas ao mesmo tempo é negativa pela grande oferta e baixo preço, o que favorece os novos entrantes.
Um ponto importante a se frisar, mas que não foi levado em conta nos itens acima por se tratar de uma análise a nível nacional é que força e a disponibilidade dos fornecedores podem variar dependendo da região do Brasil que se analise. Podemos citar, por exemplo, a região norte, ou mais precisamente o estado do Amazonas, onde praticamente todo o material alimentício, com exceção do pescado é trazido do estado do Pará, o que encarece os custos e por haver a necessidade de uma grande logística diminui o número de fornecedores que se dediquem a esse ramo de comércio.
3 – Ameaça de substitutos
Os substitutos do setor são geralmente as lanchonetes e restaurantes não organizados. É importante ressaltar que seu poder é diretamente proporcional ao preço cobrado pelas redes de “Fast Food”.
4 – Clientes
Tem um poder de barganha razoável, e está mais ligado ao preço praticado pelas redes.
5 – Concorrência
a) Grande concorrência;
b) As grandes marcas estão consolidadas;
c) Grandes investimentos em marketing.